segunda-feira, 8 de abril de 2013

Lua Nova de Carneiro – Começar!


Lua Nova de Carneiro – Começar!

 

 
 
 

"O relacionamento do sol e da lua desenrola-se de acordo com um padrão ondulado de aumento e diminuição da luz, ou separação e retorno da lua para o sol. O ciclo começa na lua nova, quando a lua está perdida no brilho do sol." In O ciclo de Lunação - Dane Rudhyar

Na astrologia, o relacionamento do sol e da lua é o arquétipo base para todos os relacionamentos entre planetas. A relação sol-lua passa por diversas fases durante o ciclo.

Na lua nova, a lua é impregnada pela energia vital solar. Como nos diz Rudhyar, "O sol liberta a sua emanação espiritual por ocasião da lua nova". Um novo ciclo de experiência começa, por isso, é um bom momento para rever os nossos compromissos e estabelecer objectivos.

Durante os três dias que antecedem cada lua nova, a fase balsâmica da lua, podemos libertar o excesso de peso que trazemos às costas na nossa "mochila". É uma fase de meditação, de reflexão sobre o que temos que libertar porque não faz falta para o ciclo que se vai iniciar. É como a história do mestre Zen: O mestre Zen está com um novo discípulo a tomar chá. O mestre pega no bule e enche a chávena do discípulo. A certa altura, a chávena já está cheia, começa a verter, e o mestre continua a enchê-la. O discípulo, aflito, grita; "mestre o que está a fazer? a chávena já está cheia, está a transbordar" e o mestre responde; "a tua mente é como esta chávena de chá. Como é que posso ensinar-te alguma coisa se já está cheia?" Só quando vazamos a nossa chávena é que podemos experimentar um novo e delicioso chá.

Assim, a cada lua nova, temos a oportunidade de nos alinharmos com a energia que está a ser libertada. É altura de lançar sementes.

A primeira Lua Nova do ano astrológico é no dia 10 de Abril às 10.36 am (hora de Lisboa) e acontece no grau 21 de Carneiro. Podemos, nessa altura, estabelecer objectivos de acordo com o simbolismo de carneiro e de acordo com a casa (experiência) onde carneiro aparece no nosso mapa. Podemos aproveitar a energia libertada pela lua nova para reflectirmos sobre o que desejamos ver manifestado na nossa vida, empreender novos começos e tomar decisões sobre o que queremos que termine.
 
 “A energização da casa onde a Lua Nova está posicionada pode oferecer o potencial de renovação nesta esfera particular de vida, seja de estimulação de acções ou decisões esclarecidas, ou de conscientização do seu significado na vida individual. (…) É uma fonte de energia profunda dentro de nós à qual podemos recorrer, e se o fizermos, teremos maior probabilidade de alcançar sucesso nos objectivos associados ao planeta em aspecto. (…) A activação de planetas natais pelos aspectos com a lua nova é muito importante, especialmente os contactos de conjunção, quadratura e oposição, quando as tendências, qualidades e potenciais dos planetas natais envolvidos são activados em vitalidade renovada.” (In A Rainha da Noite – Explorando a Lua Astrológica – Haydn Paul.)

Mesmo não sabendo Astrologia e nada sobre o teu mapa natal, podes na mesma aproveitar a energia da lua nova e formular objectivos de acordo com o simbolismo de Carneiro que podes ler Aqui
 
A Lua Nova é um bom momento para reconhecer, aceitar e “deixar ir” o que já não contribui para crescer - pensamentos, emoções, ressentimentos, comportamentos, relações, medos, padrões… - e que continuamos a manter na nossa vida. Que tal pararmos por uns minutos e ritualizarmos o momento? Acendendo uma vela... meditando... orando... escrevendo.... , por exemplo, elaborar uma lista do que necessita ser transformado ou finalizado na nossa vida... encerrando ciclos. Agradecemos o propósito que a experiência teve na nossa vida, afirmamos que já "não precisamos" dela e libertamo-la queimando a lista.

Depois de ter aberto “espaço”, aproveitemos então a energia da lua nova. É tempo de formular objectivos, lançar sementes, deixar entrar o novo na área de vida (casa astrológica) que abre com Carneiro no nosso mapa e em relação aos planetas energizados pela Lua Nova. Este é o momento para escolheres quem queres ser!
 
Há variadíssimas formas de formular objectivos, muitas pessoas conhecem os objectivos SMART (específico, mensurável, atingível, realista e "timed" datado), no entanto, vou deixar-vos algumas chaves para uma boa formulação de objectivos de acordo com a Programação Neuro Linguística.

Um objectivo, para ser bem formulado deve ter em conta algumas “regras” e depois deve ser escrito:

1- Expresso de forma positiva e no presente (o que quero especificamente e não o que não quero)

2- Iniciado e mantido por mim – (de que necessito para o realizar (recursos)? O que impede que o atinja agora (limitações)?

3- Demonstrável através dos sentidos (como é que sei que o objectivo está a ser realizado? – O que ouvirei, sentirei e verei quando o objectivo se concretizar

4- Específico e contextualizado (Quando, onde e com quem estou quando o objectivo se realizar)

5- Ecológico, i.e., congruente com os meus valores e com o meu meio ambiente.

(Podemos fazer uma visualização tendo em conta todas estas “regras”)

Nota: devemos também fazer as 4 perguntas clássicas cartesianas para controlar a ecologia do objectivo:

- O que acontece se atingir o objectivo?
- O que não acontece se o atingir?
- O que acontece se o não atingir?
- O que não acontece se o não atingir?

Depois de formulares os objectivos, pensa que acções poderias tomar e quando para que os sonhos se tornem realidade. Assume um compromisso contigo próprio e entra em acção pois o futuro começa hoje.
 

Deixo aqui algumas afirmações de Louise Hay que podemos usar:

Eu liberto-me de toda a resistência à plena expressão da minha criatividade.

Estou sempre em contacto com minha fonte criativa.

Crio com facilidade quando deixo os meus pensamentos partirem da fonte de amor que é meu coração.

Faço algo novo, ou pelo menos diferente, todos os dias.

Sempre é tempo para expressar a minha criatividade em qualquer área que eu escolher.

Sei que sou capaz de criar milagres na minha vida.

Sinto-me bem quando me expresso das mais variadas formas criativas.

Sou um ser único: especial, criativo e maravilhoso.

Canalizo os meus talentos criativos para qualquer coisa que me dê prazer.

A chave para a criatividade é saber que o meu pensamento cria as minhas experiências. Uso esta chave em todas as áreas da minha vida.

Penso com clareza e expresso-me com facilidade.

Estou a aprender a ser mais criativo a cada dia.

Estou a descobrir talentos que não sabia que possuía.

O Meu trabalho permite que eu expresse os meus talentos e habilidades, e eu gosto de usá-los.

O Meu potencial é ilimitado.

A Minha criatividade inata surpreende-me e encanta-me.

Estou em segurança e realizo-me em tudo o que faço.

A vida nunca está imobilizada, pois cada momento é sempre novo e original.

O Meu coração é o centro da minha força. Sigo meu coração.

Sou uma expressão alegre e criativa da Vida.

 

Carneiro

Palavras-chave: Acção, Iniciativa, independência, espontaneidade, juventude, pioneirismo, impulsividade, liderança, desafio, directos, coragem, entusiasmo, dinamismo, novo.

 
O Símbolo Sabeu desta Lua Nova também merece uma boa reflexão. Sendo o Sol e a Lua símbolos de dualidade, feminino/masculino, consciente/inconsciente, yin/yang, luz/trevas e, representando o equinócio a igualdade, o equilíbrio entre noite e dia “… há o reconhecimento de que, em termos comuns, nem a luz nem a escuridão podem ser vitoriosas, já que são interdependentes por natureza (…) A importância do estágio do equinócio ainda deve ser compreendido melhor, e ele requer que transcendamos os dualismos Sol-Lua e patriarcado-matriacardo num novo tipo de pensamento e percepção. Nenhuma polaridade deve ser dominante e reprimir a outra, já que isto apenas perpetua os conflitos anteriores e gera o inconsciente colectivo através da repressão. (…) Imagens deste futuro passo evolutivo aparecem nos símbolos arquetípicos das tradições antigas, tais como o Tao e a Árvore da Vida cabalística. O Tao abarca no seu círculos opostos polares do atributo feminino yin e do masculino yang, porém o verdadeiro segredo é a consciência do Tao, o Caminho.” (Haydn Paul – A Rainha da Noite).

Símbolo Sabeu 21 Carneiro

“Um Pugilista entra no ringue.

Ideia Básica: A libertação e glorificação da agressividade social.

Encontramos aqui a potência glorificada como força muscular e desejo de poder. Como se trata da potência operando num nível de forte competição, esta pode implicar, e com frequência o faz de facto, a possibilidade de derrota ou desfiguração. Num certo sentido, o símbolo traduz em termos sociais a luta primordial pela sobrevivência dos mais aptos, acrescentando-lhe a avidez por fama social e poder na sociedade (isto é, dinheiro). Noutro sentido, o ringue com dois lutadores, pode ser remetido ao símbolo do Tai Chi e à interacção de yin e yang. Cada um dos tipos de energia ganha num certo momento.

(…) A potência e as duplas possibilidades inerentes a toda a libertação de poder são vistas em operação no nível sócio-cultural e emocional. O símbolo revela o profundo sentimento humano de admiração e inveja com relação a todos os que possam produzir um poder arrasador.” (In – Uma Mandala Astrológica – Dane Rudhyar)

 
Depois dos últimos acontecimentos, quer no mundo quer em Portugal, e estando agendada para quinta feira, dia 11, uma reunião europeia muito importante para o destino português, aconselho vivamente a leitura do relatório Astrológico de Abril do Jorge Lancinha  do qual deixo um pequeno excerto e  o Link para o texto completo.


"(...)No dia 10 teremos uma Lua Nova em Carneiro, que acontece muito próxima à conjunção de Vénus e Marte. As temáticas aqui são evidentes: início; impulso para a acção; arranque; afirmação; conquista. Os ímpetos exacerbados deste início de Abril poderão fazer estalar o verniz da diplomacia e conduzir-nos a situações de conflito aberto. De facto este é o momento para enfrentarmos de frente as questões, com a devida assertividade. Se nos dispusermos a seguir em frente corajosamente, poderemos despontar uma semente que nos abrirá novas perspectivas e caminhos. É a hora de acordar o nosso Guerreiro - e neste momento tão delicadamente explosivo, importa diferenciar guerreiro de soldado: enquanto o último cumpre ordens sem questionar o primeiro está ao serviço da sua verdade interior.
Entre os dias 12 e 13 dá-se um acontecimento astrológico importante: Plutão estaciona e inverte o seu sentido. Esta retrogradação de Plutão irá caminhar para a terceira quadratura a Úrano que se dará exactamente a 20 de Maio (ao todo serão sete aplicações deste trânsito, desde Julho de 2012 a Dezembro de 2014). Isto indica uma nova escalada de tensão na dinâmica de transformação que temos vindo a viver nos últimos tempos, atingindo um novo pico a partir do fim deste mês, altura em que Plutão entra na orbe de 1 grau de Úrano.

É precisamente para o fim de Abril que as posições planetárias se configuram em aspectos de grande desafio, sendo o dia 25 um dia de especial nota. Além da poderosa simbologia nacional deste dia, a nível astrológico iremos ter uma Lua Cheia em eclipse às 20h (parcial e não visível na Europa). Este evento cósmico é extremamente significativo, tanto por acontecer num dia histórico, cuja mística tem vindo a ser exponenciada face aos desafios sociais e políticos que o nosso país atravessa, como também porque entra em relação directa com o mapa astrológico da República Portuguesa (5 de Outubro de 1910, às 9:00). O eclipse de dia 25 acontece a dois graus da oposição Lua - Saturno assinalada neste mapa, activando assim questões muito profundas e estruturais da organização política do nosso país.  (...)" (Jorge Lancinha)


 

Como muitas pessoas me têm perguntado o significado das Casas, aqui fica um brevíssimo resumo do seu significado.


Casa I (Ascendente) 

(Afinidade natural com o signo Carneiro) descreve o momento do meu encontro com o mundo externo. Este signo fala da minha atitude genérica ao abordar novas experiências.

Inícios; aparência física; auto-afirmação; sentido identidade. A minha auto-descoberta e afirmação independente

Casa II

(Afinidade natural com o 2º signo - Touro) Os recursos internos (auto-valor), segurança material, dinheiro, os valores adquiridos e por adquirir, o que pode ser desenvolvido para melhorar ou assegurar a sobrevivência material. A forma como lidamos e utilizamos os nossos recursos internos e externos.
Dinheiro; recursos; valorização pessoal, material; talentos; auto-sustentação
A segunda casa descreve aquilo que possuímos, os recursos que, quando desenvolvidos, nos darão um sentido de substância, valor, merecimento. Embora a segunda casa seja associada ao dinheiro, outras coisas podem preencher a necessidade de segurança.

Casa III ´

(Afinidade natural com o 3º signo - Gémeos) - A comunicação, a escola, o tipo de vida quotidiana, as relações com irmãos e vizinhos, as viagens domésticas, a inteligência concreta, a forma de pensar...

Comunicação/ambiente do dia-a-dia; relacionamentos próximos; irmãos, Mente; escola; vizinhos; aprendizagem; comunicação; interesses intelectuais; viagens curtas.

Casa IV/Fundo do Céu
 
(Afinidade natural com o 4º signo - Caranguejo) O passado, as origens, a família, hereditariedade, inconsciente pessoal, a influência psíquica dos pais (segundo alguns astrólogos representa a herança psíquica do pai; segundo outros, a do progenitor do sexo oposto), a pátria, a vida íntima e o lar...

Família; alicerces e fundações pessoais, casa, inconsciente individual, fundação emocional, passado pessoal, lar – As minhas raízes emocionais, o mais íntimo de mi.

Casa V
 
(Afinidade natural com o 5º Signo, Leão): - a criatividade, os filhos, os amores, o jogo, o comportamento amoroso, os desportos, as artes, os divertimentos e tudo o que represente a expressão espontânea e criativa da individualidade...
 
Expressão criativa; filhos, romance, jogo, divertimento; identidade – A minha expressão criativa

Casa VI
 
(Afinidade natural com o 6º Signo, Virgem): - as tarefas rotineiras do quotidiano, técnicas e metodologias de aperfeiçoamento, ambiente trabalho, a forma de relacionamento com subordinados e pessoal doméstico, saúde, serviço. Área de vida onde precisamos analisar, assimilar e aperfeiçoar de forma a sermos mais produtivos na vida quotidiana
 
Trabalho, saúde, serviço, técnicas aprimoramento, higiene, rotina, animais domésticos, serviço.

Casa VII
 
(DC; afinidade natural com o 7º Signo, Balança): - as associações com outra pessoa ou grupos de pessoas, o casamento, parceria amorosa ou de negócios. Poderá indicar o tipo de pessoa por quem nos sentimos atraídos; o segundo filho.
 
Relação, contratos, sociedades, casamento, inimigos declarados, 2º filho. As minhas relações significativas e parcerias.
 
Casa VIII
(Afinidade natural com o 8º Signo, Escorpião): - o inconsciente pessoal, morte e  renascimento -  processos psíquicos de transformação -  bens resultantes de ligações com os outros (o cônjuge), valores dos outros, heranças, sexualidade e tudo o que é oculto.
Morte, transformação, sexo, tabus, valores dos outros, heranças, psiquismo, finanças partilhadas, crises.

Casa IX

(Afinidade natural com o 9º Signo, Sagitário): - o alargamento das fronteiras internas e externas, filosofia, fé,  religião, estudos superiores, pensamento abstracto, as viagens ao estrangeiro, os parentes por afinidade, especialmente os cunhados, o segundo casamento.
Filosofia, viagens, ensino superior, religião, dogmas, cunhados, aventura, estrangeiro, expansão horizontes pessoais – a minha visão do mundo.

Casa X

(MC; afinidade natural com o 10º Signo, Capricórnio): - a vida exterior, a herança psíquica da mãe ou pai, as actividades sociais, a obra a realizar, o destino, a carreira profissional, as honras e recompensas pelos esforços investidos, a celebridade...

Carreira, estruturas sociais, juízes, figuras autoridade, realização profissional, normas sociais, destino.
 
Casa XI

(Afinidade natural com o 11º Signo, Aquário): - o que fazer para nos tornarmos maiores do que já somos, o alargamento dos "horizontes" através  das amizades, grupos, clubes e associações, tudo o que contribui para o crescimento das acções pessoais.
Grupos, amigos, visões e aspirações futuras, partidos políticos, participação social, visões da sociedade, redes, comunicação global.

Casa XII
(Afinidade natural com o 12º Signo, Peixes): - o inconsciente colectivo, o recolhimento físico e psíquico, privações, tudo o que restringe a liberdade pessoal (hospitais, prisões, conventos), o misticismo... Fé incondicional na vida. O nosso mundo interior profundo, a conexão com a Alma.
 
 
 


Vera Braz Mendes
 
 
 

10 comentários:

  1. Adorei o seu artigo, Vera, Como ainda não tinha ido ao meu email, nem à página inicial não tinha conhecimento do seu texto que está muito bom e completo. Vou partilhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada António! É apenas uma síntese do q tenho escrito sobre a lua nova...

      Bj

      Eliminar
  2. Também adorei! E como!
    Partilhei... e voltarei para ler de novo!!!
    Bela síntese!
    Beijo Vera, agradecido
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  3. Uma ótima postagem!
    Li e muito aprendi.
    Partilhadíssimo!
    Grato

    ResponderEliminar
  4. Prático e funcional, mesmo ao jeito do Touro. Esta língua eu entendo.
    Obrigado...mesmo.

    "Sei que sou capaz de criar milagres na minha vida." Uma lagrimita bailou-me no olho...

    Gostei imenso deste artigo.
    Parabéns pelo excelente e contínuo trabalho :)

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Vera,

    Muito útil! Bem-haja.
    Maria Paula

    ResponderEliminar