sábado, 14 de abril de 2012

A Arte de Dar e Receber


A Arte de Dar e Receber



Nas Sete Leis Espirituais do Sucesso, Deepak Chopra desenvolve a visão de que o sucesso pessoal não é o resultado de ambição, trabalho duro, estratégias e planos, mas antes, o resultado da compreensão da nossa natureza básica enquanto Seres Humanos e da profunda compreensão das Leis simples, mas infinitamente poderosas que regem o Universo e que garantem o seu equilíbrio.

Seja o sucesso o que for para cada um de nós, quando compreendemos as Leis e as aplicamos na vida tornamo-nos co-criadores, resgatamos o nosso poder pessoal. Compreender e integrar as Leis é um caminho de contínuo crescimento pessoal, de contínua expansão da consciência.

A universalidade das Leis garante que as possamos reconhecer em variadíssimas religiões, filosofias, modelos … caminhos. Esta “verdade” emergente da co-criação, da capacidade que cada um de nós tem de criar a sua vida, está na base de livros como o “Segredo”. A necessidade cada vez maior e mais urgente de preencher o vazio profundo que sentimos, faz com que livros como o “Segredo” apareçam como respostas mágicas. Esquecemo-nos que o “Segredo” trata apenas da Lei da Atracção. Esquecemo-nos também que a qualidade do que atraímos depende única e exclusivamente da qualidade do que emitimos… Queremos atrair “ouro”… sem entrarmos na mina.

As experiências que tenho tido ultimamente com clientes fizeram-me revisitar a segunda Lei Universal do livro de Chopra; a Lei da Doação. A Lei da Doação diz: “O Universo opera através de trocas dinâmicas. Dar e receber são diferentes aspectos do fluxo de energia. Com a nossa disposição de dar o que buscamos, mantemos a abundância do Universo nas nossas vidas. A força motriz por trás da doação deve ser a felicidade – se quiser amor, alegria ou coisas boas, dê o mesmo aos outros.”

Dar e Receber. Se todos somos manifestamente estimulados desde pequenos a dar, o mesmo não me parece que aconteça em relação a receber. Poucos de nós sabem e ficam confortáveis em receber. Recebemos nas datas que socialmente foram estipuladas para receber e, fora delas, ficamos sem jeito e muitas vezes… desconfiados… “Hummm se me está a dar…o que irá pedir a seguir?” Ficamos ainda menos confortáveis quando recebemos elogios. Todos queremos ser especiais e, na verdade, quando alguém inesperadamente verbaliza a nossa especialidade… ficamos sem saber o que dizer, sem saber o que fazer. Quando alguém nos diz; “Estás tão bem, tão luminosa, tão gira!”, muitas vezes a resposta é; “…é da roupa…” ou, desvalorizamos ainda mais dizendo “esta camisola já tem tantos anos, tinha lá no armário… foi tão baratinha…” Não há roupa nenhuma que nos possa iluminar. Se alguém te diz que estás luminosa e gira, és TU que estás luminosa e gira!

Dar implica uma acção, uma exteriorização. Receber implica uma aceitação, uma contracção. Somos tão estimulados para sermos independentes, activos e para fora, que é natural que o acto de receber possa despertar em nós sensações de fragilidade, fraqueza, dependência, e até, sentimentos de não merecimento. Mas, como diz Deepak Chopra, Dar e Receber são diferentes aspectos do fluxo de energia. Não é melhor Dar do que Receber. É melhor Dar e Receber. Não pode Dar quem não sabe Receber. Não pode Receber quem não sabe Dar. Se não houver um equilíbrio entre estes dois aspectos, procuramos dar para receber de uma forma indirecta o que não conseguimos receber de uma forma directa e assim, cada vez que damos fazemo-lo para compensar uma falta, uma necessidade… para receber. Se assim não fosse, não ficaríamos melindrados quando há falta de reconhecimento do outro pela nossa generosidade.

“Não é melhor quem dá com generosidade, nem é pior quem recebe com alegria. O amor é, justamente, fruto destas duas coisas.” Paulo Coelho.

Se te perguntar se queres receber, provavelmente vais dizer que sim. Vamos todos dizer que sim. Todos queremos receber todas as dádivas e bênçãos do Universo…  Estamos tão ocupados que nem nos damos conta que todos os dias há tantas dádivas e bênçãos para ser recebidas.

Revisitar a Lei da Doação, fez-me dar um mergulho e identificar tantas alturas na minha vida em que eu não soube receber…

Vou relembrar um exercício. As três bênçãos.

Arranja um caderno para que possas todos os dias receber. Escreve diariamente pelo menos três coisas positivas sobre ti ou que aconteceram no teu dia e pelas quais estás grata.

Vera Braz Mendes

Artigo publicado no Sapo Mulher

1 comentário: