quarta-feira, 14 de março de 2012

Coragem de Leão


"As metáforas que usamos, se decidirmos olhar para a riqueza do seu simbolismo, permitem-nos conhecer e entender a nossa vida de uma maneira completamente nova. Nelas estão contidas as nossas crenças, os nossos valores, a forma como filtramos a realidade."



Por vezes forte, coragem de leão, às vezes fraco, assim é o coração, diz-nos Pedro Abrunhosa numa música lindíssima. Se eu tivesse que descrever a minha vida numa frase, esta seria uma boa frase. Se eu tivesse que descrever a minha vida em seis palavras… Coragem, coração e determinação de leão.

 E tu? Como é que descreverias a tua vida em seis palavras?

Na semana passada, andava a pesquisar no site da Oprah, quando encontrei uma referência a um artigo na O Magazine que propunha exactamente este desafio: descrever a nossa vida em seis palavras – The Six-Word Memoir. Este desafio tinha sido primeiro lançado em 2006, pelo escritor e editor Larry Smith na sua publicação on-line Smith Magazine, e duraria um mês. Cinco anos depois, continuavam a chegar frases.

As metáforas que usamos, se decidirmos olhar para a riqueza do seu simbolismo, permitem-nos conhecer e entender a nossa vida de uma maneira completamente nova. Nelas estão contidas as nossas crenças, os nossos valores, a forma como filtramos a realidade. Levamos o dia todo, a vida toda a utilizar metáforas e, na maioria das vezes, nem nos damos conta da verdadeira natureza do seu simbolismo. Nem nos damos conta que se tomármos as metáforas que utilizamos no dia-a-dia como descrições literais do nosso processo inconsciente, elas podem tornar-se numa ponte para uma maior auto-consciência. As metáforas podem criar-nos insights ou podem limitar-nos, elas podem libertar-nos ou aprisionar-nos. Se alguém te diz que “carrega o mundo nos ombros”, que imagem é que tens dessa pessoa? Que imagem é que ela tem de si própria?

Que metáfora utilizarias para descrever a tua vida em seis palavras? Se eu te perguntasse quem tu és, que metáfora escolherias?

Toma nota das metáforas que utilizas, escolhe-as bem. Pára por um segundo, pega numa folha de papel e escreve uma metáfora sobre ti. Tu és como o quê? Que imagens vêm do teu inconsciente? O que é que a metáfora diz sobre ti? És como um rio com pedras e desvios?…. És como o mar? Calmo? Agitado? A metáfora liberta-te ou aprisiona-te? O que é que te impede de mudar?

Exercício

A caixa mágica

1 – Arranja uma caixa de madeira com tampa e um espelho.

2 – cola o espelho no fundo da caixa.

3 – Decora a caixa como quiseres.

Agora… pssst… vou contar-te um segredo…

Esta é uma caixa mágica. Nela está guardada para sempre a coisa mais importante do mundo…

Sempre que te esqueceres do que no mundo é mais importante, abre a caixa e olha lá para dentro.




Vera Braz Mendes - Art. publicado Sapo Mulher


Sem comentários:

Enviar um comentário